quinta-feira, 9 de junho de 2016

Reunião na SEMAM

No dia 7 de junho de 2016, a Comissão do Meio Ambiente da OAB/BC reuniu-se com o Secretário do Meio Ambiente Eng. Rodrigo Ribeiro Torres para pontuar alguns assuntos tratados na reunião da Comissão em 2 de junho.
Entre as indagações, foi perguntado sobre a limpeza da praia, limo na areia, briozoários, coletores de lixo, proliferação de pombos, invasão dos morros. 
O Secretário informou que 100% do esgoto da Av. Atlântica é coletado, porém, restam ainda as ações referentes ao canal do Marambaia, que recebe esgoto clandestino, e o rio Camboriú que recebe todo o esgoto sem tratamento do município de Camboriú.
Informou que o engordamento da areia feito na Barra Sul, com areia do rio Camboriú, trouxe grande desequilíbrio ecológico para a praia, como os briozoários, a presença das bolachas do mar, entre outros.  Serão implantadas estações de monitoramento para  estudo do problema e preparo de um projeto nesse sentido.
O engordamento da praia Central, vai sair, segundo o Secretário, faltam algumas licenças da FATMA que ainda questiona a granulometria da areia a ser utilizada. Nesse projeto maior serão contempladas a revitalização da praia, com banheiros, ambulatórios, etc.
A comissão sugeriu a implantação de container/banheiro para a próxima temporada.
Quanto às invasões, o Cuida ainda está ativo e demolições de residências ilegais, em construção, tem sido feitas. A SEMAM não faz fiscalização preventiva por falta de efetivo, uma vez que possui apenas dois fiscais. Assim que as vagas para dois fiscais forem preenchidas esse trabalho preventivo será implantado.
A presença de cachorro na praia deve ser informada à guarda municipal. Há previsão de construção de um centro de zoonoses.
Quanto ao óleo de cozinha, existe um programa na escolas mas a fiscalização dos restaurantes é feita pela Vigilância Sanitária.
O Secretário ainda não tinha recebido nenhuma queixa a respeito dos pombos.
A limpeza da galerias da praia central será feita por empresa contratada pela EMASA.
Estiveram presentes na reunião as Dras. Janete, Lívia, Eliana e o Dr. Gilboé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário