quinta-feira, 14 de abril de 2016

Simpósio técnico lança Plano de Recursos Hídricos para o Rio Camboriú


Na tarde de quarta-feira, dia 13 de abril, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú recebeu a comunidade no III Simpósio Técnico promovido pela entidade. O evento teve como tema principal a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Camboriú e contou com o ato oficial de lançamento deste Plano.

Segundo o presidente do Comitê, Paulo Ricardo Schwingel, este é um momento muito importante para todos que usam as águas do Rio Camboriú. “O plano é o principal instrumento legal de gestão da água. A partir dele, poderemos pensar no uso atual e futuro desse recurso com mais clareza”, afirmou.

O investimento para elaboração do Plano será de R$ 1.143.433,26, proveniente do Fundo de Recursos Hídricos (Fehidro), administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Estado de Santa Catarina - SDS. O estudo, com prazo de execução de 18 meses, é dividido em três etapas: diagnóstico da bacia do Rio Camboriú, identificação de cenários futuros e, por fim, estratégias de conciliação entre as necessidades hídricas e a demanda levantada.

Para o Secretário da SDS, Carlos Chiodini, que fez a assinatura formal para o início do processo, “esta é uma política pública duradoura de recursos hídricos, que visa preservar este que é o bem mais valioso para nossa vida. A agricultura, o setor produtivo, para tudo precisamos de água, então vamos usar ela de forma consciente e vamos estudar o seu uso, para que não falte no futuro”, salientou o secretário.

O evento aconteceu no Instituto Federal Catarinense – campus Camboriú e contou ainda com a apresentação da Fundação Certi, responsável pela elaboração do Plano; do Comitê do Rio Araranguá, que dividiu experiências de como foi a construção do Plano de Recursos Hídricos daquela Bacia; da Emasa e da Águas de Camboriú, que apresentaram de que forma poderão contribuir para elaboração deste documento.

Fernando Assanti
Comitê Camboriú

Nenhum comentário:

Postar um comentário